Carregando...
JusBrasil - Política
16 de abril de 2014

Prefeitura e Infraero priorizam construção da segunda pista do Aeroporto de Viracopos

Publicado por Prefeitura de Campinas (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, técnicos da Prefeitura de Campinas e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) discutem retificações do projeto ambiental para a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. O resultado do trabalho será encaminhado aos governos estadual e federal.

A decisão foi tomada no encontro da tarde desta sexta-feira, 25 de setembro, entre o prefeito Hélio de Oliveira Santos e o presidente da Infraero Murilo Marques Barboza, no Salão Azul do Paço Municipal.

Na reunião foi definido que o grupo formado pelos técnicos terá um caráter permanente, para realizar os ajustes necessários ao projeto de ampliação do aeroporto apresentado pela Infraero. Assim, a Prefeitura, com a experiência local, irá complementar o projeto para que os prazos determinados sejam cumpridos. A previsão é que em aproximadamente um mês o projeto final seja encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

“O nosso estudo aponta modificações necessárias para preservar mananciais, cerrados e mitigar os efeitos ambientais que ocorrerão em razão da construção da segunda pista”, afirmou o prefeito.

Dr. Hélio disse, ainda, que a construção da segunda pista é prioridade tanto para o Município quanto para a Infraero e acrescentou que a mudança do sentido da pista minimiza os impactos ambientais para o Município. “O desenvolvimento de Campinas, do Estado de São Paulo e do País passa pelo Aeroporto de Viracopos, por isso, temos que agilizar a expansão”.

O presidente da Infraero também enfatizou o compromisso do Governo Federal em priorizar a segunda pista. “Precisamos retomar o projeto da ampliação com urgência, não queremos alterá-lo. As prioridades de Campinas são as mesmas da Infraero”, ressaltou ele.

Aeroporto Indústria

A necessidade de uma nova área para a licitação do Aeroporto Indústria também foi um dos temas discutidos durante a reunião.

Barboza destacou que é necessário criar condições para que Campinas se torne um rub da aviação tecnológica.

Para isso, a Infraero junto com a Administração municipal, empresas do setor tecnológico, em conjunto com as do setor aéreo, estudam a viabilidade de Viracopos passar a receber voos de cargas vindos da China, e, ainda, voltar a ter voos internacionais de passageiros.

Com esta ampliação dos serviços, a Infraero prevê o aumento da área do estacionamento do aeroporto, duplicação da via de acesso a Viracopos e a instalação de hotéis no espaço aeroportuário.

Desapropriações

Durante a reunião, o presidente da Infraero anunciou que há uma verba prevista de R$ 4,5 milhões destinada para as áreas de desapropriação. O investimento servirá para a compra de alambrados que irão cercar toda área desapropriada, e assim evitarão novas ocupações no local de expansão do aeroporto.

Zoneamento

Uma mudança natural da região. Assim o prefeito definiu o que irá acontecer na área do aeroporto. Segundo Dr. Hélio, os estudos elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento possibilitam que por meio do Plano Local haja mudança no zoneamento e amplie o potencial construtivo da região. Com a alteração áreas residenciais poderão se tornar também industriais e comerciais, proporcionando a valorização das áreas.

“Ao invés de fazermos desapropriações daremos opções às famílias que vivem nessa região. Quem mora no entorno de Viracopos terá a chance de escolher viver em um local com toda a infraestrutura, ou colocar sua propriedade à venda, por um valor agregado de uma área com zoneamento comercial”, afirmou o prefeito.

Dessa forma, a Prefeitura também resolve problemas relacionados à curva de ruído, que vem sendo questionada dentro do projeto ambiental.

A alternativa encontrada pelo poder público municipal foi elogiada por Barboza. “A solução apresentada cria condições para a vocação aeroportuária da região”, concluiu ele.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-campinas.jusbrasil.com.br/politica/3766430/prefeitura-e-infraero-priorizam-construcao-da-segunda-pista-do-aeroporto-de-viracopos